quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sobre a Unidade 2 - módulo Redes de Aprendizagem - RA

Olá car@s cursistas do Proinfo Integrado, curso Redes de Aprendizagem - RA, de Palmeira dos Índios - Alagoas.
Desde a semana anterior estamos estudando a Unidade 2, do módulo e é chegada a hora de realizamos a Atividade 2.2 - Diálogos sobre as gerações.
Tal atividade recomenda que se assista ao vídeo We all want to be Young (entre outros) hospedado no Youtube. E a partir do momento que o mesmo for assistido, devem ser feitas as seguintes reflexões com o grupo em questão:
  • Como percebem as diferenças socioculturais entre gerações?
  • Quais benefícios e problemas vislumbram na sociedade contemporânea?
  • Quais aspectos lhes inquietam?
  • Como eles compreendem a cibercultura?
  • Eles se sentem integrantes desse movimento?
A ideia que o módulo sugere é que este vídeo e posteriormente o momento de reflexão, sejam trabalhados pelos respectivos alunos de cada cursista, em um momento específico, na escola.
A metodologia para a condução desta atividade será da responsabilidade do(s) cursista(s), observando uma maneira dinâmica e espontânea;
A forma de produzir a atividade será ampla: vídeo, fotos, texto descritivo etc.
E a referida produção poderá ser publica no Youtube, no Portal do Professor, neste Blog (Blog do NTM) ou em outro meio viável.
Por fim, sobre a forma de produção bem como a postagem da mesma, ainda estamos em negociação, em nossos encontros presenciais.

4 comentários:

  1. Diante da visão do vídeo, com o fim da guerra fria, as recentes transformações ocorridas no final do século passado contribuíram para a liberdade e evolução dos jovens atuais.
    Todavia, observou-se que entre os benefícios destas mudanças também ocorreram alguns problemas. Houve a conquista da liberdade, constituída como a quebra do tradicionalismo, a liberdade expressão, de ser e de se comportar socialmente. Porém, surgiram problemas significativos como: a perda dos valores sociais, morais, entre outros, onde eles achavam que tudo era permitido, fazendo um mau uso de suas conquistas.
    Atualmente eles têm muitas informações que antes eram ignoradas, porém não conseguem avançar em suas habilidades e competências necessárias para as exigências da sociedade contemporânea.
    Nos anos 60 e 70 os jovens tinham novas regras onde conquistaram um mundo chamado de juventude global. Com a internet e diversas conexões de estética comportamentais com outros jovens no mundo inteiro. Porém, o excesso de informações e possibilidades, traz algumas consequências as essas gerações, como: a ansiedade crônica, por conta da desorganização das ideias .Hoje, com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de acesso, os jovens têm maiores condições de expressarem suas ideias de forma lúdica e prazerosas através dos meios de comunicações.


    Cursistas do Módulo Redes de Aprendizagem: Rosineide, Wilma e Marinêz.

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    1. Olá caras cursistas Rosineide Rocha, Wilma Leite e Marinêz Paulo!
      Apreciamos esta contribuição que ora trazem ao nosso blog; as postagens e os comentários que elas suscitam enriquecem a nossa relação com as mídias.
      A interpretação de vocês, em relação ao vídeo proposto, é pertinente e contributiva. Parabéns!
      Abraço.

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  2. Diante do vídeo exposto aos entrevistados, houve um grande choque cultural em relação ao ponto de vista de cada pessoa acerca do tema abordado. A mensagem trazida nos mostra as constantes transformações sofridas pela sociedade ao longo dos tempos, em especial, aos jovens que são os grandes responsáveis por estas mudanças. Com o advento das tecnologias as distâncias entre “pessoas e o conhecimento” foram sendo superadas, mas com toda esta aproximação houve também o aumento da competitividade, do distanciamento físico entre as relações sociais, segregação de grupos (os adeptos às mídias e àqueles que ainda resistem conhecê-la).
    Sob o ponto de vista de algumas pessoas que foram entrevistadas, foi possível chegar à seguinte conclusão: as gerações mais antigas eram desprovidas da cultura digital, pois o acesso a esta era limitada. As pessoas eram mais próximas uma das outras, havia um maior diálogo, as relações eram físicas. No entanto, o conhecimento era limitado e as informações eram passadas de maneira lenta. Buscavam reduzir as distâncias entre as pessoas e os lugares por meio de cartas ou telegramas. Com isso, o que inquieta é as gerações antigas é o fato deste novo perfil da sociedade vivenciar tudo com agilidade, da maneira como esta domina as tecnologias e como ela processa tais as informações superando por muitas vezes a velocidade do tempo.
    Ainda com relação às gerações atuais, ou seja, a geração “X, Y, Z”...; estas percebem o mundo de maneira ampla, o contato entre as mesmas se tornou estritamente como algo virtual, pois em sua grande maioria se relacionam por meio das redes (facebook, whatsapp, dentre outros), reunindo um grande número de “amigos”, “conhecidos” e parentes. No ambiente de trabalho, as conversas formais e o perfil estático está sendo modificado por meio da inserção das mídias no cotidiano dos empregados, tornando suas relações mais dinâmicas e atraentes.
    Dessa forma, os benefícios dos recursos tecnológicos são o acesso as informações e a interação com outras culturas e povos, permitindo uma evolução constante atingindo a todos diferentemente de suas classes sociais. As tecnologias permitem um grande desenvolvimento no campo científico (saúde, educação, etc.). Por outro lado, esta também consegue criar “tribos”, ou seja, grupo que são adeptos às mídias e também os que ainda resistem às mudanças, segregando ainda mais a sociedade.
    O termo cibercultura que vem sendo difundindo na cultura dos chamados “nerds”, não é muito conhecido pelas pessoas entrevistadas, na verdade elas afirmam nunca ter ouvido falar neste termo. Algumas se arriscam dizendo que: “cibercultura é uma cultura nova ou uma cultura de diferentes aspectos”. Percebe-se que ainda é difícil estabelecer o conhecimento das mídias no seio da humanidade, pois alguns ainda se limitam em usá-las e arrisca-se em experimentá-las.
    É notório que ainda estamos andando em passos lentos diante das tecnologias quando muitos já nascem com ela, e para compreender as sociedades futuras as gerações passadas terão que imergir em sua cultura, compreendendo como vivem e pensam, e assim não morrer no tempo ou “ficar estático”.
    Raquel da Silva Oliveira, Maria Cícera Nunes e Valquiria de O. O. Beserra.

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    1. Caras cursistas Mª Cícera Nunes; Valquíria Beserra e Raquel Oliveira...
      Parabéns pela excelente contribuição. O fato de terem "entrevistado" alguns professores e/ou profissionais da educação, na escola em que lecionam, enriqueceu a reflexão, de modo que foi possível identificar as "falas do entrevistados" e a "fala de vocês"!
      Abraço. Jalon/Formador.

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