sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Atividade 4.6 - Projeto Brincadeiras e Interações



Com base nos avanços ocorridos através do desenvolvimento anual dos projetos pedagógicos e entendendo a necessidade de realizar um processo integral de desenvolvimento da criança, que a escola Mul. Profª Drª Célia Margarida – Palmeira dos Índios – AL  através da coordenação pedagógica, apresenta o projeto pedagógico do ano de 2014, direcionado as turmas  de educação infantil intitulado Brincadeiras e Interações na Escola Célia Margarida. 
As brincadeiras e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis serão trabalhadas de forma integrada com o cuidar e o educar, explorando as diversas linguagens, afinal não se pode pensar que a criança utiliza apenas a linguagem verbal para se comunicar. Ao brincar a criança usa diferentes formas de expressão: faz gestos, fala, desenha, dança, constrói , imita, brinca com sons, canta. Dessa forma a proposta deste projeto, intervirá na prática pedagógica dos professores, otimizando no desenvolvimento de um  trabalho  coerente e coeso com as necessidades reais da criança.

Objetivando ultrapassar o ensino que privilegia apenas a linguagem verbal e escrita como a única forma possível de abordar o conhecimento, e na tentativa de aprofundar os conhecimentos, o atendimento e aceitação de algumas atividades por parte das crianças, que o presente projeto está embasado nas propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, considerando a publicação do documento técnico: Brincadeiras e Interação na Escola Célia Margarida, o qual tem por finalidade orientar professores, educadores e gestores na seleção, organização  de brincadeiras, uso de materiais e brinquedos para Educação Infantil, apontando formas de organizar  espaço, tipos de atividades, conteúdos, diversidades de materiais que no conjunto constroem valores para uma educação infantil de qualidade.
Professora/cursista Simone Ferreira Ferro de Mendonça.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário