quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Atividade 4.6 - Projeto "Uma linda História de Amor"


Público alvo: alunos do 1º ano 
Professora: Maria do Amparo Feitosa da Silva 
Tema: Uma Linda História de Amor 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - A história de origem da Cidade de Palmeira dos Índios Com essa sequência didática foi possível trazer para a sala de aula várias situações de aprendizagem, uma delas, foi associar a lenda sobre a origem de Palmeira dos Índios com o folclore brasileiro. Os alunos amaram o conto sobre a lenda de Tilixi e Tixiiá. Outra situação de aprendizagem foi organizar com a turma palavras estudada em fichas para utilizar no jogo: NÚMEROS MÁGICOS. 
Números mágicos - Contagem: Um aluno sai da sala e a turma esconde a ficha de uma palavra. Quando o aluno retorna a sala tentando descobrir onde a ficha da palavra esta escondida. , os outros alunos principiam a contar uma série de números, 1 a 50, por exemplo, a princípio a contagem é feita em voz baixa, mas, à medida que o aluno se aproxima do esconderijo da ficha, os outros alunos vão falando mais altos os números e, finalmente, interrompem a contagem quando o esconderijo é encontrado. Ao encontrar a ficha com a palavra, o aluno deverá lê-la automaticamente ou com a ajuda da turma.
Esse jogo sofreu alterações para atender o nível da turma e os objetivos esperados. 
Essa sequência foi organizada em nove etapas. E a última etapa acontecerá assim: os alunos do 1º ano fizeram o reconto da lenda para a turma do 2º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário