segunda-feira, 11 de agosto de 2014

UNIDADE 4 - Atividade 4.1/ Módulo TIC's

Olá caro(a) cursista do e-ProInfo/Módulo de TIC's.
É certo que ao acessar a plataforma, você foi se direcionar para este Blog, através do link, no intuito de responder a Atividade 4.1.

"O uso dos computadores nas mais diferentes mídias já é praticamente universal; (..) as tecnologias digitais possibilitam novas maneiras de comunicação" (ALMEIDA; PRADO; TORNAGHI, 2013, p. 109).
Para esta atividade você deverá assistir aos 4 pequenos vídeos que congregam (na sua elaboração) o uso do computador e da câmera digital, sendo que pelo menos um deles, aparentemente, não usa nenhuma tecnologia.
A partir do momento que você assistir aos vídeos: "COIEDA", "Pop", "Bloco do Passo Saltos no Tempo" e "Como é a transformação feita em uma modelo" (originalmente hospedados no YouTube), REFLITA e COMENTE sobre as seguintes questões:

 



1 - Sobre os trabalhos com o uso de tecnologias, eles trazem alguma sugestão?

2 - O trabalho do bloco "O Passo" inspira alguma ideia de como trabalhar a temática na escola?

3 - Reflita a respeito de que outras aprendizagens comuns serão possíveis atingir com esse tipo de projeto. Você vivenciou algo semelhante durante a realização de algum projeto de aprendizagem? Conhece algum projeto que possa citar como exemplo de bem-sucedido?

Portanto, aguardamos a contribuição de cada cursista (que deve ser postada no espaço dos comentários, inserindo o seu nome abaixo)!

30 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Na minha visão acredito sim que o trabalho com a tecnologia tem grande relevância para a nossa vida, tanto pessoal como profissional.. E óbvio, que através do uso das tecnologias, nos adentramos as mais diversas produções, facilitando assim, o nosso trabalho de forma prática e efetiva.


    Em relação ao passo, é muito importante, pois, além de trabalhar os movimentos corporais podemos utilizar a matemática, fazendo a contagem dos números, como por exemplo: 2 a 2, 3 a 3 e assim sucessivamente.

    Quando assisti a peça, me fez lembrar uma música da Educadora Lu Chamusca, onde ela aborda a música e os alunos vão fazendo os movimentos utilizando tampinhas e juntando-se com os colegas: como por exemplo: bate tampinha aaa, 2 a 2, 3 a 3, 4 a 4 e assim sucessivamente.

    Contudo, a tecnologia faz parte do nosso Universo, onde ja não podemos viver sem ela.

    Profª Joselma Felix
    Prfeitura Municipal de Palmeira dos Índios - AL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal boa tarde.
      No meu ponto de vista sim a tecnologia vem nos propondo novas formas de trabalho e nos remete a buscar elaboração de produções mais sólidas e prazerosa assim diante do vídeo na minha concepção ele nos traz boas sugestões de como devemos trabalhar cores e formas em sintonia com ritmos e sons de forma diversificada e atuais.
      Com relação ao passo percebemos que os movimentos corporais nos transmite ritmo e sons favorecendo a dinâmica física de utilizarmos a contagem de 2 a 2 de 3 a 3 e assim sucessivamente trabalharmos a matemática de forma lúdica e prazerosa propulsionando uma aprendizagem de qualidade e divertida.
      Marinêz Paulo da Silva.
      Atuo na Coordenação Pedagógica da Escola Municipal Marinete Neve em Palmeira dos Índios. AL.

      Excluir
    2. Olá Professora Joselma.
      Excelente contribuição... É também interessante quando determinadas metodologias e/ou estratégias de ensino trazem em nossa a relação com outros temas e modos de fazer.
      Por fim, também agradecemos sua presença neste curso, o que tem enriquecido nossos encontros presenciais, bem como a produção na Plataforma.
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
    3. Olá cara Prof. Marinêz Paulo.
      Você também nos apresenta uma boa contribuição, ampliando, inclusive, o "depoimento" da cursista Joselma, em alguns aspectos.
      A junção de aprendizados teóricos com práticas corporais auxiliadas por recursos multimídias é sempre proveitosa e saudável, especialmente para os discentes.
      Obrigado.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  2. SIM, LEVA A ENTENDER QUE ATRAVÉS DA TECNOLOGIA PODEMOS CRIAR UMA DIVERSIDADE DE ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS EM SALA DE AULA.
    VIMOS QUE A PARTIR DE UM SIMPLES MATERIAL RECICLADO PODEMOS TRANSFORMAR EM SALA DE AULA A PARTIR D A SUA CRIATIVIDADE, ONDE VOCÊ PODE TRANSFORMAR EM MÚSICA OU EM TANTAS OUTRAS COISAS.
    ATRAVÉS DO MOVIMENTOS DO CORPO PODEMOS REALIZAR AULAS E MUSICA EM SALA DE AULA.
    JUVENAL ELIOTERIO - PROFESSOR DAS SERIES INICIAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof.º Juvenal, tudo bem?
      Agradecemos sua participação; cada vez que leio alguma de suas contribuições, fico ainda mais conte com o desenrolar destes cursos - proinfo - nas dependências do NTM, pois acredito que você a cada vez mais evolui e passa a dominar determinados recursos tecnológicos.
      Quanto a esta resposta, você nos apresenta uma questão interessante, que é o uso de materiais reutilizáveis...
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  3. Trazem-nos várias ideias, pois temos que ser pessoas dinâmicas, animadas e inovadoras na sala de aula com os alunos. Os vídeos nos mostram que a aula pode e deve ser atrativa, o aluno não pode habituar-se a só estudar fatos para seu conhecimento lógico e sim para sua cultura ambiental. Aulas motivadoras ajudam aos alunos a serem construtores de sua própria vivência com as tecnologias.

    Professora cursista do e-ProInfo Maria Rosângela de Araújo Souza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prof.ª Rosângela!
      Seja bem vinda a mais uma participação no Blog do NTM, Atividade 4.1, módulo TIC's.
      Sua contribuição é muito importante, na medida em que reconhece que os alunos precisam de muito mais, para despertarem seu aprendizado e a vontade de se desenvolver; e nós, professores, precisamos estar sempre dispostos a facilitar o aprendizado, mesmo que não sejamos reconhecidos.
      Um abraço, Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  4. Com certeza a tecnologia vem facilitando muito nosso trabalho em sala de aula, apesar de algumas escolas não existir o acesso ao mundo virtual, buscamos de alguma forma não deixar os nossos alunos mal informados. Em relação ao grupo "O Passo" é muito importante para a aprendizagem essas inovações, onde o corpo e a mente vão sendo trabalhados de forma dinâmica, envolvendo qualquer tema.

    Professora Kátia Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cara Professora Kátia Luciana.
      Mais uma vez participando e nós só temos a agradecer...
      Como você diz, professores que se preocupam com o aprendizado dos alunos buscam meios alternativos, mesmo que as circunstâncias não sejam propícias; outra questão e a importância de se trabalhar - sempre que possível - corpo e mente, como você menciona.
      Grande abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  5. Sim, o primeiro vídeo remete uma ideia de sequência lógica de movimentos que trazendo para nossas aulas podemos interdisciplinar as disciplinas de matemática e educação física,já que demanda o domínio de movimentos corporais também. Nas aulas práticas de educação física sempre busco trabalhar dança e daí comandar movimentos de esquerda, direita, baixo ,em cima entre outros. Trabalhando a noção de lateralidade e agora irei acrescentar a ideia das batidas de palmas controlando os movimentos, e assim estarei instigando os meus alunos a registrar quantidades de forma lúdica. Em suma, os vídeos trouxeram a tona algumas coisas, que já praticávamos em nossa sala de aula e que não enxergávamos como recursos tecnológicos, como por exemplo o uso de tampinhas de garrafas trabalhando composição e decomposição dos números naturais ,pois a criança vivenciando uma situação prática fica mais fácil compreender o universo dos números e esse recurso simples, como ficou enfatizado no vídeo em que o rapaz reproduz com a bola o som de piano também são recursos tecnológicos. Bom, está lançado a nós professores o uso da nossa criatividade e daí produzir um ambiente de ensino prazeroso. Profª. Ângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caríssima Prof.ª Ângela.
      Muito boa a sua participação; é interessante como você consegue fazer uma boa conexão entre as atividades apresentadas nos vídeos e aquilo que você já desenvolve com os seus alunos; observamos, ainda, que os vídeos levaram você a pensar em novas metodologias e maneiras de dar aula, sempre mais lúdicas e criativas.
      Abraço, Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  6. O uso de tecnologias, como as apresentadas nos vídeos, com certeza nos remetem a inúmeras possibilidades de atividades diferenciadas em sala de aula, que favorecerão a uma aprendizagem significativa a partir do universo que os alunos estão inseridos.

    O trabalho do bloco “O Passo” inspira-nos a trabalhar conteúdos em diversas áreas de conhecimento, desde a educação infantil. É possível trabalhar: lateralidade, formas geométricas, ritmo, som, harmonia, sincronia, tempo, espaço, coordenação motora etc.

    Através de um projeto semelhante é possível sim desenvolver, de forma interdisciplinar, transdisciplinar, diversos conteúdos com originalidade e estímulo à criatividade, produzindo novos conhecimentos, de forma desafiadora e prazerosa.

    Rosineide Maria Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara professora Rosineide; agradecemos a sua participação que é, por sinal, bastante enriquecedora. Os termos e categorias que usou-se para ilustrar a sua resposta nos acrescentam uma boa ideia de como se trabalhar de forma a contemplar a inter e a transdisciplinaridade.
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  7. Boa tarde a todos.
    Bom, o trabalho tecnológico nos dias atuais está em nossa vida por inteiro, tanto na nossa vida pessoal como profissional. A tecnologia nos leva a novas formas de experiência e a termos mais ideias com pesquisas e levando essas experiências a serem compartilhadas com o mundo. Assim podemos trabalhar a matemática, a coordenação motora, os números; assim levando a criança a aprender se divertindo através do lúdico.

    Márcia Rosângela, professora do 2º ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Márcia Rosângela.
      Muito obrigado por mais uma participação; aos poucos você vai conquistando mais e mais o uso dos recursos tecnológicos educacionais, e assim, dinamizando a sua prática pŕofissionai. Sua resposta aglutina experiência e inovação, tradicional e lúdico.
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Com intuito de contribuir sobre o tema abordado, ou seja, o uso das TICs concordo com ALMEIDA; PRADO; TORNAGHI (2013) quando afirmam que o uso das mais diferentes mídias e principalmente do computador é universal nos dias atuais. Podemos conferir através dos vários recursos/aplicativos que utilizamos ou conhecemos alguém que utiliza, facilitando a comunicação entre duas ou mais pessoas que estão separadas pela distância, são os famosos: whatsApp, skipe, webcan, etc.
    Com relação à reflexão dos vídeos: "COIEDA", "Pop", "Bloco do Passo Saltos no Tempo" e "Como é a transformação feita em uma modelo", discordo quando se fala que pelo menos um deles, aparentemente, não usa nenhuma tecnologia. Em todos eles podemos notar o uso da tecnologia. No primeiro, segundo e terceiro além do uso da câmera filmadora, o uso de efeitos e muita produção. O que difere do vídeo "Bloco do Passo Saltos no Tempo", onde podemos constatar apenas o uso da máquina digital, destacando-se a expressão corporal, o som das palmas e das batidas dos pés, isto é, muito pouco recurso digital e mais recurso corporal, um excelente trabalho de comunicação através do corpo registrado com um recurso digital. Acessível a qualquer instituição de ensino por mais precária que sejam as condições, não há desculpas em desenvolver um trabalho com o uso da TICs.
    Entre as minhas experiências com as TICs, enquanto professora, destaco a produção de um vídeo a partir de fotos tiradas da representação realizada por uma turma de alunos do Fundamental II com a letra da música Triste Partida de Luiz Gonzaga. Vanessa Cavalcante Tavares Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cara cursista/ professora Vanessa!
      Muito boa a sua contribuição e a fundamentação que exprime ao fazer os comentários; e mais: como bem afirmou, em outras palavras, temos inúmeras possibilidades de se usar dos recursos de mídias, independentemente de fatores externos e internos.
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  10. Os vídeos demonstram que a tecnologia esta acessível para todos, pois com recursos simples como sequência de slides, fotos e filmagens é possível obter um bela produção, basta usar a criatividade.
    É importante propiciar momentos de aprendizagens significativas, usando os recursos tecnológicos de maneira lúdica. Já presenciei momentos de belos resultados com meus alunos na produção e filmagem de dramatização, gravação de depoimentos para os pais e produção de vídeo com música e fotos.
    Luciene Duarte - Professora do 5º ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora Luciene!
      Agradecemos a sua participação, a boa análise que fez desta temática e os exemplos que forneceu!
      Abraço e até a próxima!
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  11. Boa noite! Com a adoção das novas tecnologias dentro e fora das salas de aula, o processo de ensino e aprendizagem vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital”. Mais isso não significa que não podemos nos inserir nela. Então é preciso prestar atenção nos alunos , ver com qual ferramenta ou equipamento eles estão mais familiarizados para que nos possamos passar deveres de casa e trabalhos que sejam apresentados por alguns recursos como o computador, data show, tocador de música, leitor de livro digital etc..
    Sem esquecer que a ferramenta principal desse processo de ensino aprendizagem mesmo com todo recurso disponível ou não, somos nós professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila; parabéns, excelente contribuição!
      Você apresenta questões interessantes: observar melhor os nossos alunos e perceber seus anseios, seus talentos, suas habilidades com a ferramenta x ou y; e o mais importante: colocando-se como parte insubstituível deste processo!
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  12. Olá companheiros!
    Os vídeos apresentados só vêm reforçar o quão é importante à utilização das tecnologias para estimular a criatividade do nosso alunado. Infelizmente, ainda utilizamos os recursos tecnológicos de forma muito tradicional apenas para exposição de informação. Dificilmente, pensa-se em projetos que oportunize o aluno a vivenciar situações de aprendizagens voltadas para a produção de materiais que envolva os recursos tecnológicos, tendo o aluno como protagonista ativo na construção do próprio saber.
    O trabalho do bloco "O passo" nos inspira a trabalhar conteúdos diversificados e de forma integrada, podendo associá-los a temáticas da vivência do aluno.
    Percebe-se nesse vídeo a importância do trabalho em conjunto e de respeito mútuo. Algo que deve ser trabalhado e fortalecido dentro do ambiente escolar. Esses valores de suma importância ao ser humano para a construção de relações saudáveis com seus pares sociais.
    Conheço produções que foram elaboradas por aluno para alertar a população da crise ambiental. Conheço também um projeto que foi desenvolvido e como produto final foi produzido o Jornal Escolar. Para a produção desse jornal foi necessários à utilização de vários recursos tecnológicos e o melhor sempre com a participação ativa dos alunos.

    Maria do Amparo Feitosa da Silva - Professora do 1º ano do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora Maria do Amparo!
      Agradecemos sua participação, por sinal muito contributiva para esta discussão; os exemplos que apresenta também são de muita qualidade.
      Abraço.
      Jalon Nunes - Formador.

      Excluir
  13. - Sim. Elas trazem sugestões.
    - Inspira sim. As tecnologias digitais, facilitam as criações e produzem efeitos as produções de ótima qualidade. Basta apenas, ter criatividade.
    - Para desenvolver um projeto desse tipo, as tecnologias são indispensáveis para a execução dos mesmos. Mas, quando se fala de projeto de trabalho, exigem muitas atividades complementares e tarefas distribuídas a cada um, com funções diferentes.
    Luísa Júlia Duarte e Cícera Nunes de Souza.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O vídeo mostra uma ideia de sequência de movimento que trazendo em nossas aulas podemos trabalhar conteúdos como:as formas geométricas, as cores e educação física.
    Em relação ao bloco "O passo" podemos trabalhar:espaço, ritmo e os movimentos corporais podemos utilizar matemática, fazendo contagem dos números, como por exemplo: os números pares e ímpares.
    Profª Maria Cícera de Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof.ª Maria Cícera de Oliveira.
      Obrigado pela participação e pela interpretação que fez dos vídeos assistidos.
      Abraço.

      Excluir
  16. Sim. O vídeo nos proporciona várias ideias tais como: trabalhar com a interdisciplinaridade envolvendo a matemática através de jogos e formas geométricas, a educação física com seus movimentos, a recreação com brincadeiras, expressão corporal com seus movimentos a oralidade com músicas e contos e poesias.
    Sim. Nos mostra várias sugestões, essas que devem ser direcionadas de acordo com o conteúdo a ser trabalhado.
    As crianças são preparadas gradativamente quebrando assim, seus medos sua timidez. Podemos citar, por exemplo, as apresentações feitas durante as festas na escola, onde são apresentadas são feitas de acordo com a realidade de cada turma.

    Professora Maria Clarisse S. F. Costa. Cursista do e-proinfo pela 2ª vez.

    ResponderExcluir