quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Atividade 1.1 A imagem da Escola





Olá Pessoal,


Segue as reflexões em relação as imagens colhidas.



1) quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do estudante?


2)qual a proporção de imagens que apresenta uma cena tradicional de professor transmitindo informações? 

3) qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar, exercitar?  








Em uma das imagens acima, podemos observar que os alunos parecem estarem concentrados na aula, porém, é notório observar que não estar presente a interação do professor, é como se os alunos estão em sintonia com a lousa, por outro lado, podemos perceber as imagens na sala, como um globo, um computador, fotos de animais e etc. Contudo, é como se os alunos são meros espectadores do saber de forma rigorosamente tradicional, onde o diálogo entre professor/aluno está distante.

 Em outra imagem, podemos perceber que os alunos já estão em contato com a tecnologia, vale salientar que a comunicação estar mais próxima do aluno, onde o próprio pode interagir e construir o seu próprio saber de forma interativa e tecnologicamente avançada. É importante que o professor seja um mediador do processo de forma presente e participativo. Levando em consideração que cada aluno ja está contato com a tecnologia, onde ele mesmo ja faz o uso do computador em sala.


Portanto, podemos perceber tambem, uma riqueza de informações na sala. A relação professor aluno existe, onde os próprios alunos estão engajados em busca de alternativas para resolução de problemas.
Entretanto, a roda de leitura se faz de forma atrativa, e é de grande relevância quando o professor está próximo do aluno e não na altura conforme consta na imagem acima: "a professora sentada numa cadeira" 




Contudo, é preciso estarmos atentos a todos os espaços, seja em sala ou extra sala, pois o conhecimento acontece nos mais variados espaços, desde que seja aproveitado da melhor forma possível, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e contextualizar de acordo com o conteúdo trabalhando em sala  e interligados com a realidade da turma.









Obs: Algumas imagens peguei na internet.
 As 3 últimas são da turma em sala; 2º Ano "A"

Professoras: Joselma Felix e Jullyanna Cavalcante

Abraços!



 

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. O professor deve atuar como mediador do conhecimento, sempre levando em consideração a experiência empírica do aluno.

    ResponderExcluir
  2. Olá professoras. Obrigado pela participação: o desenrolar da postagem está excelente; as reflexões trazem subsídios interessantes e ricos.
    Parabéns, abraço/ Jalon Nunes - Formador.

    ResponderExcluir