As imagens apresentadas nesta postagem apontam, com maior destaque, para o ensino tradicional.
Aparecem professores que estão diante de uma sala com número excessivo de estudantes, em um ambiente no qual predominam o quadro e o giz, o lápis e o caderno, como os únicos instrumentos pedagógicos existentes para o desenvolvimento da aprendizagem.
No modelo em destaque, os professores são transmissores dos conhecimentos acumulados pela humanidades pelos muitos séculos de sua existência e registros realizados.
Nesse entendimento, os estudantes, por sua vez, são passíveis dentro de um processo dirigido pelos professores. A frustração no não atendimento as expectativas gera nos estudantes o desânimo ocasionando a evasão e a repetência.
Em um espaço que proporcione o trabalho colaborativo e com o auxílios das tecnologias possíveis ao trabalho pedagógico, as escola se apresenta como espaço no qual os conhecimentos se tornam mais acessíveis pela orientação, mediação e ensino do professor.
Nessa realidade, os estudantes podem ser agente da construção dos seus conhecimentos sem descaracterizar o professor, naquilo que é sua missão, seu perfil e trabalho no espaço escolar.
O quadro não perde sua função, o lápis e caderno permanecem para os instrumentos registros e apontamentos, mas surgem outros mecanismo pelos quais outras e novas informações chegam e contribuem para enriquecer o que por ventura ficaria a margem de uma experiência mais profunda.
Cursistas: Jefferson Souza Farias da Costa e Kátia Luciana Fernandes Ferreira
Em um espaço que proporcione o trabalho colaborativo e com o auxílios das tecnologias possíveis ao trabalho pedagógico, as escola se apresenta como espaço no qual os conhecimentos se tornam mais acessíveis pela orientação, mediação e ensino do professor.
Nessa realidade, os estudantes podem ser agente da construção dos seus conhecimentos sem descaracterizar o professor, naquilo que é sua missão, seu perfil e trabalho no espaço escolar.
O quadro não perde sua função, o lápis e caderno permanecem para os instrumentos registros e apontamentos, mas surgem outros mecanismo pelos quais outras e novas informações chegam e contribuem para enriquecer o que por ventura ficaria a margem de uma experiência mais profunda.
Cursistas: Jefferson Souza Farias da Costa e Kátia Luciana Fernandes Ferreira
Olá professor Jefferson e professora Kátia!
ResponderExcluirAgradecemos esta postagem, que trás uma boa reflexão acerca dos elementos anteriormente utilizados no contexto escolar, com os instrumentos ora utilizados.
Abraço, Jalon Nunes - Formador.