sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Atividade 1.1 A Imagem na Escola

Buscando responder aos seguintes questionamentos:
1) quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do estudante? 2) qual a proporção de imagens que apresenta uma cena tradicional de professor transmitindo informações? 3) qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar, exercitar?
Não podemos negar aos nossos alunos nos dias atuais um ensino moderno com o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). Podemos observar que a maioria dos nossos alunos dominam essas ferramentas com tanta propriedade que muitos de nós. Essa realidade nos levar a refletir: o que nós (docentes) estamos fazendo em nossas práticas profissionais? Estamos nos adaptando a essa realidade do mundo digital? O que queremos para a futura geração? Precisamos nos libertar das metodologias de ensino tradicional onde somente o professor transmitia o conhecimento aos alunos, desconsiderando as experiências dos alunos, os recursos digitais e disponíveis na escola. As figuras abaixo nos faz pensar: queremos uma escola rígida e alunos mecanizados? Ou alunos interativos, participativos, autônomos e próximos aos docentes numa ligação de trocas de aprendizagens.










































Agora fazendo um paralelo das imagens virtuais com as da Escola Municipal Francisco P. Pimentel onde leciono há 5 anos podemos observar que buscamos desenvolver uma educação de qualidade, atualizada e conectada ao uso de metodologias distantes do tradicionalismo. É claro que não eliminamos esse método por total, mas isso se dá a fatos de discussões muito complexas que não convém salientar nesse momento. 






















por: Vanessa Cavalcante Tavares Monteiro.

2 comentários:

  1. Atividade 1.1 A Imagem na Escola

    Buscando responder aos seguintes questionamentos:

    1) quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do estudante?
    2) qual a proporção de imagens que apresenta uma cena tradicional de professor transmitindo informações?
    3) qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar, exercitar?

    Vejamos algumas imagens!

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda sempre cursista/professora Vanessa!
    Muito obrigado pela participação; os seus questionamentos são pertinentes e importantes. Você também faz uma boa analogia entre as duas dimensões de fotos usadas.
    Abraço. Jalon Nunes - Formador.

    ResponderExcluir